Foi no final dos anos 1950 que as tirinhas de Mauricio de Sousa começaram a ser publicadas no jornal. Nelas, o desenhista trazia histórias de Bidu e Franjinha. Um gibi inteiro só do Mauricio foi lançado apenas em 1970 e tinha como personagem principal a Mônica.

De lá para cá, já foram mais de mil revistas lançadas da Turma da Mônica, além de edições especiais e temáticas. Mauricio ainda criou muitos personagens que fazem parte das aventuras junto com a Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão. Mas também criou outros que têm histórias próprias e aparecem em ocasiões especiais. A turma faz sucesso há tanto tempo que crianças que amavam ler suas histórias são adultos que hoje compram os gibis para seus filhos. Esse foi um dos motivos para o Mauricio de Sousa criar a Turma da Mônica Jovem, para manter os leitores mesmo quando vão ficando mais velhos. São tantas histórias para contar e conhecer, que resolvemos reunir um pouco sobre alguns personagens:

Mônica

A menina mais forte do bairro do limoeiro foi criada em 1963. Adora seu coelhinho de pelúcia, o Sansão, e vira uma fera se chamada de baixinha, gorducha e dentuça. O Maurício se inspirou na sua própria filha para criar a Mônica e, hoje, a personagem é conhecida no mundo todo.

Magali

Ela é a grande amiga da Mônica e tem um apetite que não acaba nunca. Magali também foi criada em 1963, inspirada em outra filha do Maurício – que, segundo ele, podia comer uma melancia inteira sozinha. Ela tem um gatinho de estimação, o mingau. Seu primo Dudu, ao contrário dela, odeia comer!

Cascão

Cascão ele é o grande companheiro do Cebolinha, nas brincadeiras e também na hora de se dar mal com os planos não tão infalíveis. Mas é conhecido mesmo por ter pavor de água e não tomar banho. Criado em 1961, cascão também foi inspirado num colega de infância do Maurício. O desenhista ficou com medo que o público não gostasse de um menino sujinho, mas todo mundo adorou. Ele tem um porquinho de estimação, o chovinista, e uma namoradinha, a cascuda.

Bidu e Franjinha 

Bidu é o cachorro de estimação do Franjinha, o cientista da turma, mas também tem histórias só dele. Os dois foram os primeiros personagens criados por Maurício, em 1959. O nome de Bidu foi escolhido em um concurso e hoje o personagem é o símbolo da Maurício de Sousa produções.

Leia Também:  Escrita e reflexões marcam A hora da estrela

Cebolinha

Ele está sempre pensando em algum plano infalível para derrotar a Mônica. Cebolinha foi criado em 1960 e foi inspirado em um amigo que o Maurício tinha quando era criança. Ele é conhecido por trocar o “r” pelo “l” e também por sempre acabar apanhando da dentuça.

As Meninas

As histórias da turma são recheadas de personagens meninas: Denise, a artista Marina; a Aninha, namoradinha do Titi; a Dorinha, que é cega e muito inteligente; além da Carminha frufru, que é metida, toda lindinha e deixa todos os meninos apaixonados – e as meninas, um pouco irritadas.

Os Meninos

Mas também tem muitos meninos que participam das histórias: Do contra; Nimbus; os pré-adolescentes Titi, Manezinho e Jeremias; Xaveco; Quinzinho, o namoradinho da Magali; o querido garoto que não fala, Humberto, e o divertido Luca, que usa cadeira de rodas.

Turma da Roça

Chico Bento está entre os mais conhecidos personagens de Mauricio de Sousa. Criado em 1961, chico mora no campo, adora pescar, nadar no rio e descansar na rede. Nas suas aventuras, estão a namoradinha, rosinha; o seu primo, Zé lelé, e os amigos Hiro e Zé da roça. Entre os adultos, chico sempre encontra a professora Dona Marocas e vive irritando Nhô Lau ao subir na goiabeira do vizinho para se deliciar com as frutas.

Personagens de Arrepiar

Penadinho, Zé Vampir, Dona morte, Lobi, Frank, Cranicola, Muminho e Alminha são a turminha mais assustadora de Maurício. Moram num cemitério e vivem criando confusões entre mortos e vivos.

Pré História, Mata e Espaço

Não tem limite para a criatividade de Mauricio. O desenhista tem personagens vivendo em tudo quanto é lugar! Criado em 1961, Horácio é um tiranossauro-rex vegetariano e muito carinhoso. Hoje ele tem seis amigos dinossauros em sua turma. Quem também vive na pré-história é Piteco e a apaixonada Thuga. Na mata, nós encontramos os índios papa-capim e cafuné e, lá no espaço sideral, o nosso amigo Astronauta. Eles nos ensinam lições importantes sobre cuidar do nosso planeta

Todo o universo da Turma da Monica você encontra aqui na Livrarias Curitiba: http://www.livrariascuritiba.com.br/turma%20da%20monica