Amiga Genial, A - Volume 1 - Biblioteca Azul“A amiga genial” é o primeiro livro da tetralogia “Série Napolitana” de Elena Ferrante. Durante os quatro romances a protagonista Lenu conta não só a sua história, mas também a de Lila, sua melhor amiga há mais de cinco décadas. Nascidas na década de 50 em uma região periférica de Nápoles, o primeiro livro traz a história da infância e da adolescência das duas meninas.

A Amiga Genial

Lenu, sempre educada e bastante tímida, vê em Lila uma inspiração. Lila não parece temer nada e sua personalidade destoa de todas as meninas da sua idade. As duas se tornam amigas, mas Lenu assume um papel de segundo lugar, já que além de Lila ser a melhor na escola, ela parece sempre saber para onde ir e por isso, toma frente de tudo.

A amizade entre elas, nutrido pelo amor, mas também por uma espécie de inveja e competição, serve como linha condutora para apresentar a formação das duas amigas que sonham em se tornar escritoras em um cenário violento da Itália pós-guerra, em que mulheres precisam ser submissas e se casar.

Leia Também:  Livrarias Curitiba publicará livros de crianças

Historia Do Novo Sobrenome - Biblioteca AzulNo segundo volume, recém publicado no Brasil pela Biblioteca Azul, “História do novo sobrenome”, Lenu e Lila estão crescendo e se afastando da juventude. Chega a hora de enfrentar a vida adulta e todos os amargores que essa fase traz.

História Do Novo Sobrenome

O terceiro e o quarto livro ainda não chegaram ao Brasil.

A autora

Elena Ferrante na realidade é um pseudônimo. Ninguém sabe o nome real da escritora, tão pouco o seu rosto é conhecido. Não costuma dar entrevistas e as poucas que concedeu fez por e-mail, alegando que tudo que ela poderia dizer sobre suas histórias, estão em suas histórias.

Existe a teoria de que a tetralogia se trata de um romance autobiográfico já que a narradora, Lenu, na verdade se chama Elena. Mas não há nenhuma prova de que isso seja mesmo verdade.